quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Cartas e Cubos do Futuro

Já tinha visto algumas aplicações dessas tecnologias de Augmented Reality em jogos, e fiquei com aquela impressão de "isso ainda vai bombar muito". E a verdade é que promete mesmo.

O Billy já comentou sobre Realidade Aumentada, lá no Futuro das Coisas, vale a pena conferir.

O que eu não tinha muita noção é que a tecnologia já funciona de uma maneira aceitável. Na E3 apresentaram um joguinho de cartas que eu já tinha visto o protótipo, chamado Eye of Judgement. O jogo é um card game de combate, parecido com muitos outros. A diferença é que as cartas deles vem marcadas com um código especial, que é reconhecido por uma câmara de PS3, que gera uma imagem combinada da realidade com CGs, fazendo com que criaturas literalmente saiam de dentro das cartas e lutem.

Confira a apresentação na E3:



Outra aplicação da tecnologia para os jogos é esse puzzle que descobri lá pelo Update or Die. Parece aqueles cubos mágicos levados ao extremo. Os códigos de barras identificadores ficam nas laterais do cubo, que quando apontadas para a câmara simulam um ambiente dentro dela, por onde você tem que guiar o bonequinho para a saída, passando por três cubos.

Aqui tem uma demonstração completa do protótipo:


levelHead v1.0, 3 cube speed-run (spoiler!) from Julian Oliver on Vimeo.


Nenhum comentário: